Padronização nas redes de franquias: entenda por que é tão importante

O modelo de franquias oferece muitos benefícios. Por um lado, o franqueador tem uma oportunidade de expandir seus negócios sem precisar que ele mesmo invista um volume tão alto de dinheiro e gerencie cada operação local. Por outro, o franqueado pode começar uma empreitada que já foi testada e aprovada pelo público.

No entanto, para que esses benefícios se confirmem, a padronização e o controle de qualidade são fundamentais. A preocupação com o estabelecimento de um padrão deve começar antes mesmo do lançamento da proposta de franquia no mercado. Afinal, o modelo de negócios primeiro deve estar completamente estruturado para depois ser comercializado, de modo que evite surpresas.

O que é padronização?

Entre outras definições, é

“a adoção de um padrão para uniformizar uma atividade, um serviço etc.”

No franchising, o padrão faz toda a diferença, pois é uma garantia de que o consumidor irá encontrar o mesmo produto e atendimento em qualquer um dos estabelecimentos que for. Isso é importante para o franqueador, que assegura a reputação da marca e para o franqueado, que tem a segurança de trabalhar com um material que já foi analisado.

Basicamente todas as etapas de uma operação podem ser padronizadas, da escolha de um ponto de venda à forma de produção de um produto. Boas franquias oferecem treinamentos para que os franqueados se sintam seguros na hora de começar seu empreendimento.

Como evitar problemas na padronização?

  1. Sempre alinhar as políticas internas, estabelecendo como deve ser a conduta de franqueados e funcionários;
  2. Oferecer uma série de processos para padronização do trabalho nas unidades;
  3. Determinar padrões visuais, para que os clientes sempre reconheçam as lojas.

Por se tratar de uma rede, é preciso que os conhecimentos importantes para o funcionamento correto do negócio sejam compartilhados com todos. Isso inclui, além do treinamento de como preparar a operação e atender clientes, todo o cuidado com o visual.

Da mesma forma que os produtos e serviços devem oferecer uma certa uniformidade, os materiais de marketing precisam ser os mesmos, obedecendo o manual da marca, as cores, a linguagem que é usada em toda a rede. Tudo para que o público se sinta sempre em casa e não tenha surpresas desagradáveis.

Dentro desse material está incluso: folhetos, catálogos, cartões de visita, cartões fidelidade, cardápios, vitrines, displays de balcão e de mesa, papel de bandeja e até material para delivery. Toda a comunicação visual da franquia precisa manter uma consistência.

Quer uma dica de como ter sua comunicação visual com qualidade? Fale com a Graph A.

Como manter a consistência?

Se a gente pensar que as maiores redes de franquia do mundo são extremamente preocupadas em manter a padronização de produtos e de comunicação, dá para concluir que ela é um fator essencial para o sucesso de uma marca. Lembre-se sempre que garantir o padrão é fundamental para que a essência de seus negócios esteja sempre em destaque.

Uma forma de conseguir ter mais controle sobre isso é com a homologação e qualificação de fornecedores oficiais. Isso é importante porque nem todos os fornecedores entregam a mesma qualidade, e o resultado final da produção de um mesmo arquivo pode ser muito diferente.

Ao se homologar um fornecedor, a franquia também garante um controle maior sobre a eficiência das entregas e evita atrasos de abastecimento que prejudicaram campanhas de toda a rede.

É preciso lembrar que a marca é mais que um desenho, representa um propósito, uma promessa de experiência para o cliente. Se as experiências se tornam inconsistentes, o negócio pode passar a ser esquecível, ou pior, se tornar desagradável pela quebra de confiança.

Sim, porque quem entra em uma franquia, entra com a expectativa de encontrar o mesmo atendimento e qualidade que encontrou das últimas vezes. Ao não encontrar o que buscava, a decepção pode ser ruim não apenas para o estabelecimento que o atendeu mal, mas para toda a rede.

Então fica o recado: garantir a padronização de processos e da comunicação é a base para o sucesso de um negócio de franquia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Posts recentes